sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Tem uma explicação para o nome do blog


"A loucura ao longo do tempo

As significações da loucura mudaram ao longo da história. Na visão de Homero, os homens não passariam de bonecos à mercê dos deuses e teriam, por isso, seu destino conduzido pelos "moiras", o que criava uma aparência de estarem possuídos, ao qual os gregos chamaram "mania".
Para Sócrates, este fato geraria quatro tipos de loucuras: a profética, em que os deuses se comunicariam com os homens possuindo o corpo de um deles, o oráculo. A ritual, em que o louco se via conduzido ao êxtase através de danças e rituais, ao fim dos quais seria possuido por uma força exterior. A loucura amorosa, produzida por Afrodite, e a loucura POÉTICA, produzida pelas musas."

Segundo o dicionário do "Wikipédia A Enciclopédia Livre", insanidade quer dizer:

"A loucura ou insânia é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados "anormais" pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença. A verdadeira constatação da insanidade mental de um indivíduo só pode ser feita por especialistas em psicopatologia.
Algumas visões sobre loucura defendem que o sujeito não está doente da mente, mas pode SIMPLESMENTE SER UMA MANEIRA DIFERENTE DE SER JULGADO PELA SOCIEDADE. Na visão da lei civil, a insanidade revoga obrigações legais e até atos cometidos contra a sociedade civil com diagnóstico prévio de psicólogos, julgados então como insanidade mental."

2 comentários:

  1. tatty, michel foucault escreveu sobre a genealogia da loucura. e ele fala um pouco sobre como a loucura foi tratada ao longo da história da humanidade - em algumas culturas como dom divino, por exemplo; em outras como possessão; e, na nossa, como patologia psíquica.

    e assim como mudam as maneiras como as sociedades, ao longo dos tempos e dos espaços, tratam a loucura, muda também a maneira como ela se manifesta - sempre dentro de subversões q têm funções sociais. e, mais que isso, são socialmente aceitas. acredite, aceitas. é como se a loucura denunciasse, através de simoblismos e lentes de aumento, as fraquezas, ilusões e sonhos da sociedade em q se manifesta.

    a sociedade quando aponta, julga, recrimina e marginaliza, denuncia inclusive a dificuldade e indisposição para olhar - até sem lentes de aumento - para o próprio abismo.

    então hj discute-se muito como dar uma melhor qualidade d vida aos "loucos", ao invés de simplesmente afastá-los do convívio social. pq essa transgressão tbm provoca neles um sofrimento psíquico enorme. e, querendo ou não, o ser humano é social e precisa, de alguma maneira, se adaptar, pra sobreviver.

    acho, então, q a insanidade só é salva na produção humana, seja na arte, na ciência, na religião, na política, qdo elas se propõem a olhar, questionar e superar ou mesmo se vestir desses abismos. e qdo se dispõem a compreender e manifestar o q a loucura verdadeiramente comunica.

    e essa é uma oportunidade que todos nós temos. então salvemo-nos - comuniquemo-nos.

    parabéns pelo blog. é uma, entre tantas, tentativa feliz d fazer isso.

    saudade grande.
    beijão.
    gabi.

    ResponderExcluir