sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Um ponto de vista diferente, mas real:


Conhecimento de causa:
* Não experimente!
Quem fuma, enriquece essa indústria que, sabe que "perde-se clientes e por isso correm atrás de propagandas bonitas e pessoas com uma baita auto-estima, pra conquistar novos fumantes, que tornarão a enriquecê-lo e assim, forma-se um círculo vicioso.
* Custa caro! (caro no seu sentido amplo)

MATÉRIA DO G1

"Cigarro causou 1 bilhão de mortes no século 20
Em 2010, fumo custará U$ 500 bilhões ao mundo.
"Atlas do Tabaco" aponta para dados alarmantes.

Fernando Correia
Especial para o G1



Um bilhão de mortos, muito mais do que todas as guerras no século 20. Segundo John Seffrin, da American Câncer Society, esse é o número de vítimas do tabagismo até hoje. Um terço da população mundial é fumante, a maioria em países em desenvolvimento. O uso do tabaco vai matar 6 milhões de pessoas em 2010 e custará U$ 500 bilhões ao mundo.

Esses são alguns dos dados do Atlas do Tabaco, apresentado pela American Câncer Society em Dublin, durante a Conferência Global de Câncer. O documento traz avaliações epidemiológicas e econômicas do impacto do uso do tabaco através do mundo.

No momento em que estamos tentando implantar legislações sobre o uso do tabaco nas principais cidades do Brasil alguns dados podem colocar as coisas em perspectiva.

Um quarto dos fumantes vai morrer prematuramente, ou seja, antes do 60 anos. A morte durante os anos mais produtivos de suas vidas, altera o curso da vida de suas famílias e diminui a produtividade do país.

A plantação de tabaco ocupa cerca de 4 milhões de hectares, área equivalente a todas plantações de laranja e banana existentes no mundo. Toda essa terra produtiva poderia estar sendo cultivada para produção de alimentos.Dentre as vítimas do cigarro, 72% serão habitantes de países pobres ou em desenvolvimento.

Propaganda
A indústria do tabaco ao longo das últimas décadas vem mudando suas estratégias para manter a lucratividade e espaço no mercado. As plantações foram deslocadas do mundo desenvolvido para os países africanos e sul-americanos. As campanhas de propaganda são desenhadas para atingir os mais jovens e especialmente que estejam nos países mais pobres e com legislações mais frágeis.

Além desses movimentos legais, a indústria vem fazendo tentativas antiéticas de barrar o avanço das leis que buscam restringir o uso do tabaco."

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