segunda-feira, 21 de dezembro de 2009


Stand-up comedy é uma expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up'), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional. Também chamado de humor de cara limpa, termo usado por alguns comediantes.


O humorista stand up não conta piadas conhecidas do público (anedotas). O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia-a-dia e do cotidiano.


O estilo é considerado por muitos um dos gêneros mais difíceis de se executar e dominar, talvez porque o artista em cena esteja desarmado, despido de personagens, apresentando suas idéias à respeito das coisas do mundo, e ainda esteja à mercê da platéia: não raro deve-se ajustar rapidamente sua apresentação de acordo com o humor e gosto de uma platéia específica.



Um comentário:

  1. Faço parte do Grupo ArtPalco, daqui da cidade de Uberlândia.

    Estrearemos um espetáculo no mês de março, que se baseia também em momentos de Stand up.

    Embora o estilo esteja bombando, ainda não bem conhecido e muitas vezes confundido com outros estilos de espetáculos de humor.

    Mas sem dúvida alguma, é show de bola!

    ResponderExcluir